Quem Somos

Em 2006, o “Progetto Agata Smeralda”, desenvolvido na Itália, procurou o Centro Social Dom Lucas Moreira Neves com o pedido de coordenar no Brasil um trabalho de acompanhamento com orientação educativa e psicossocial junto às entidades e instituições que atendem crianças e adolescentes inscritos no “Progetto”.

Para dar maior destaque a esse trabalho, o CSDL lança o programa “CONEXÃO VIDA”.

Na época em que vivemos, unificada pela comunicação, as vidas estão interligadas. O que acontece a nível local repercute no mundo inteiro.  Como sabemos que é possível fazer mais através do trabalho em rede, acreditamos na troca de experiências, sonhos, realizações e na partilha de responsabilidades para alcançar objetivos comuns. O Conexão Vida vem, assim, fortalecer os laços com aqueles que interagem na parceria pela garantia, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A globalização dos dias atuais volta-se especialmente para o consumismo e provoca uma crescente exclusão dos que não têm poder de compra. O TER se sobrepõe ao SER, os encantos da vida são ofuscados e o ser humano é reduzido a um ser meramente consumidor.

Nesse contexto, o programa busca promover e defender o direito à vida, dar um sentido diferente à história de tantas crianças e adolescentes que, muitas vezes, são excluídos até dos direitos elementares como alimentação, saúde e educação. Trabalhamos dentro de uma perspectiva personalista, partindo da certeza de que cada um é chamado a viver como pessoa única, insubstituível, com dignidade própria e irredutível, com desejo infinito de amor, verdade, justiça e beleza, que não podem ser violados.

O Conexão Vida opta por um processo educativo libertador, interagindo com as famílias, nos espaços educativos, nas comunidades e também junto à sociedade civil organizada, para tecer uma rede de relações positivas que possibilitem a transformação social.

Com um espírito ecumênico e cristão, queremos nos deixar inspirar pelo exemplo de vida e valores vivenciados por Jesus que disse: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10).

Valorizamos o desejo de encontrar a felicidade com base nos relacionamentos consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o sentido último para sua existência, que em linguagem de fé chamamos Deus.

Nesse processo, desejamos contribuir para a formação de cidadãos ativos, com visão crítica, capazes de se encantar com o mistério profundo de sua existência e portadores de aptidões e valores para construir uma sociedade mais digna, justa e sustentável.

Estrada da Muriçoca, nº 676A, Vale dos Lagos - CEP: 41.250-420 - Salvador-BA
Telefone: (71) 3409-8985