19/11/2019
Solidariedade sempre toca os corações: TEMOS PANETONE PARA NOSSAS CRIANÇAS
19/11/2019
Panetone na REDE!
19/11/2019
FESTIVAL DE ARTE, CULTURA E TALENTOS. Crianças e Adolescentes nos Caminhos do Bem Viver!
19/11/2019
I Mostra de Protagonismo Infanto- Juvenil nos Caminhos do Bem Viver
12/11/2019
Afetividade e Espiritualidade nos caminhos do bem viver.
1 2 3 4 5  ... 
Hora de Estudar!

Hora de Estudar!

A vida é um estudo diário. É “uma trança”, pois todos os momentos do nosso dia  a dia temos que juntar, analisar, escolher, somar, parar, curtir, pensar, ou seja, estudar – construir - trançar o que iremos fazer. Infelizmente separamos em “gavetas secretas” o que tentamos apreender no contexto escolar.

Seja um Estudante diferente, não coloque os exemplos dos componentes curriculares (matemática, português, ciência, geografia, histórias, religião) entre outros o que a professora ensinou, seus amigos ou até mesmo situações do dia a dia, em “gavetas secretas” no esquecimento, separados uns do outros. Lembra-se de que a vida é um estudo diário.

Hora de estudar! Coragem! Experiente saber algo novo a cada dia! Seja Pesquisador!  È hora de estudar! Veja algumas ações simples, porém eficazes para reencantar a vida escolar.

  • Ensine e aprenda com outras pessoas.

 

Essa é uma lição que eu aprendi tarde e que modificou meu aprendizado: quem ensina aprende mais. Muitas pessoas ainda sentem vergonha, ou mesmo por egoísmo, se recusam a ensinar os outros. Essas pessoas não sabem o que estão perdendo.

Então se você ainda tem algum tipo de preconceito em ensinar os outros, ou mesmo pensa de maneira egoísta “Eu não vou ensinar meu concorrente” , saiba que ao ensinar é você quem mais ganha.

Dica prática: Faça miniaulas.

Junte amigos e colegas que estão estudando para o mesmo teste, prova ou  ENEM e fale a eles que você quer preparar miniaulas sobre conteúdos que eles estão com dificuldade. O mundo fica melhor quando estamos juntos  e assim   fazemos o  bem com a reciprocidade.

  • Descubra qual seu horário de maior produtividade nos estudos.

 

Todo mundo tem um horário onde o rendimento é maior. Eu, por exemplo, aprendo muito mais no período da noite depois das 23 horas, quando minha concentração e energia me ajudam a aprender com mais facilidade.

Descobrir seu horário mais produtivo irá te ajudar a aprender com muito mais facilidade, afinal, não adianta você brigar consigo mesmo. È importante você conhecer seus limites e o jeito como você aprende as coisas, pois temos maneiras diferentes:  Ler um livro ou  Escutar  o  livro; Assistir o filme ou  Dramatizar o enredo do filme.  Descubra seu jeito.  

Dica prática: Como descobrir seu horário mais produtivo?

A melhor maneira de descobrir seu horário mais produtivo é estudando em diversos horários. Pois você precisa verificar como fica sua concentração e memorização nesses horários.

Você pode fazer anotações ao perceber que em um determinado horário seus estudos renderam mais, e também anotar quando sua concentração estava menor. Fazendo isso você conseguirá determinar seu melhor horário para aprender.

 

Adaptação Jean Santos

Fonte:  

http://estudareaprender.com/10-dicas-para-estudar-e-aprender-mais-facil/

Estrada da Muriçoca, nº 676A, Vale dos Lagos - CEP: 41.250-420 - Salvador-BA
Telefone: (71) 3409-8985