19/11/2019
Solidariedade sempre toca os corações: TEMOS PANETONE PARA NOSSAS CRIANÇAS
19/11/2019
Panetone na REDE!
19/11/2019
FESTIVAL DE ARTE, CULTURA E TALENTOS. Crianças e Adolescentes nos Caminhos do Bem Viver!
19/11/2019
I Mostra de Protagonismo Infanto- Juvenil nos Caminhos do Bem Viver
12/11/2019
Afetividade e Espiritualidade nos caminhos do bem viver.
1 2 3 4 5  ... 
Missa dos Santos Inocentes

Missa dos Santos Inocentes

Em Salvador a Missa dos Santos Inocentes 28 de dezembro  é sempre marcada pela beleza dos trabalhos das pastorais, com o  compromisso das diversas organizações sócias que desempenham  um papel  importante no  Estado e muitas vezes enfrentam os novos “Herodes” ;  vulnerabilidade social, a exclusão e a falta de amor...

 

Ao som do coral formado por crianças do projeto Crescer, os fiéis foram entrando na Igreja da Santíssima Trindade, localizada em Águas de Meninos, na Cidade Baixa. Todos estavam ali para participar da Missa dos Santos Inocentes, celebrada sempre no dia 28 de dezembro, que faz memória às crianças assassinadas a pedido do rei Herodes, quando procurava matar Jesus recém-nascido.

Durante a Celebração Eucarística, presidida pelo bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão,  também foram lembradas as crianças, adolescentes e jovens vítimas de violência nos dias atuais. “Hoje é o dia em que nós celebramos no mistério do Natal de Nosso Senhor aqueles que mesmo sem terem conhecido o Nosso Senhor, já sofreram por causa Dele. Rezamos por todos aqueles menores marcados pelo sofrimento”, disse Dom Marco.

De acordo com o secretaria do Ação Social Arquidiocesana (ASA), padre João Van Den Hoven, esta é a 17ª vez que a Missa dos Santos Inocentes acontece na Igreja da Trindade. “Escolhemos este templo porque estava abandonado. Nós queríamos fazer a missa pela primeira vez, no ano 2000, em uma igreja que se aproximasse do povo que vive nas periferias”, afirmou.

Além de recordar e denunciar as crianças assassinadas ou vítimas de violência, a Missa dos Santos Inocentes quer também anunciar as ações que promovem a vida. “Estamos aqui para refletir sobre atitudes que marcam essas crianças, atitudes como a de Herodes, mas a gente também tem que destacar que esses projetos e a Igreja, com a sua atuação pastoral, têm feito totalmente o inverso: tem dado vida, tem alimentado sonhos, a fé e a alegria de viver dessas crianças. É um dia de denunciar a morte, mas é um dia acima de tudo de anunciar a vida”, disse a articuladora da Ação Social Arquidiocesana (ASA), Hildete Emanuele.

A Missa dos Santos Inocentes é organizada pela Pastoral do Menor (Pamen), Pastoral da Criança, Pastoral Catequética, Pastoral da Juventude (PJ), Projeto Consolação e conta, ainda, com a parceria de dois projetos: Crescer, com as crianças do Bairro da Paz, e Criança Feliz, com ações em Fazenda Grande

http://arquidiocesesalvador.org.br/site/?p=41508 Sara Gomes

Estrada da Muriçoca, nº 676A, Vale dos Lagos - CEP: 41.250-420 - Salvador-BA
Telefone: (71) 3409-8985